NOTÍCIAS
02 DE MAIO, 2024

A Valorminho estabeleceu uma parceria com a Reciol para a gestão eficiente dos oleões distribuídos nos municípios de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.

 

Esta parceria visa a recolha dos óleos alimentares usados que população voluntariamente coloca nos oleões bem como a recolha deste resíduo em cafés e restaurantes.

 

Pretendemos assim garantir a valorização deste resíduo e estamos comprometidos em promover a sustentabilidade ambiental e o correto tratamento do óleo alimentar usado, contribuindo para um mundo mais limpo e sustentável.

 

Esta colaboração representa um passo significativo em direção a práticas mais responsáveis e ecologicamente conscientes.

 

Sobre a Valorminho
A Valorminho é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente nos municípios de Caminha, Paredes de Coura, Melgaço, Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira. A Valorminho serve cerca de 75 mil habitantes, numa área geográfica de 950 km2.

30 DE ABRIL, 2024

Hoje os alunos da EB 2,3 Virgínia Moura receberam a ação de sensibilização A Nossa Casa é um Planeta. Esta atividade, que tem uma abordagem inovadora e projeta os filmes em planetários itinerantes, com temática ambiental dedicada aos resíduos e às suas boas práticas, especialmente à Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem de materiais e energia.

 

Esta ação de sensibilização ambiental foi oferta da EGF como prémio à escola vencedora da categoria “Sustentabilidade” da 6ª edição projeto Escola Amiga da Criança. Foi com o projeto Reinventar a Coser o Planeta que esta escola venceu não só a categoria “Sustentabilidade” como a edição 2022/2023 do projeto Escola Amiga da Criança.

 

Júlio, o ouriço da moda sustentável

Outro prémio EGF para a escola vencedora categoria “Sustentabilidade” era a criação de um Bichinho da Reciclagem para a app Recycle Bingo, que é, provavelmente, o jogo mais amigo do planeta. Um jogo que desafia a colecionar Bichinhos, sempre que se vai ao Ecoponto habitual.

 

Surge assim Júlio, o Ouriço da moda sustentável, passando noites inteiras a costurar para si e para as outras espécies. Graças ao seu talento e dedicação ninguém passa frio e nenhum tecido é desperdiçado, as suas agulhas parecem mágicas! Para além de habilidoso, é muito generoso, contribuindo para um ambiente mais colorido, feliz e mais rico com as suas importantes lições de reutilização.

 

 

16 DE ABRIL, 2024

AMARSUL ESTABELECE PARCERIA COM Associação Industrial e Comercial do Café

Projeto de Reciclagem de Cápsulas de Café

 

A Amarsul estabeleceu um protocolo de colaboração com a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e o Município de Almada para promover o Projeto de Reciclagem de Cápsulas de Café.

 

O projeto-piloto de recolha e reciclagem de cápsulas de café é uma iniciativa de proteção ambiental e estímulo à economia circular, que visa estabelecer e implementar as condições necessárias para assegurar a reciclagem destes resíduos, pretendendo não só abranger os resíduos gerados pelas cápsulas de café das empresas do setor, mas também de outros operadores, e, dessa forma, colmatar a falha de mercado que atualmente se verifica na reciclagem dos mesmos.

 

O projeto, promovido por seis empresas torrefatoras que operam em Portugal, (Delta Cafés, José Maria Vieira, Massimo Zanetti, Nestlé, Newcoffee e UCC), que representam 13 marcas de café, pretende desviar de aterro materiais com alto potencial de reciclagem.

 

Os munícipes de Almada podem, a partir de agora, depositar as suas cápsulas de café no Ecocentro da Amarsul, localizado na Quinta da Matosa, na Sobreda, onde serão recebidas e armazenadas para seguirem posteriormente para reciclagem. Através desta colaboração, a Amarsul alia à sua missão ambiental, a sustentabilidade e a economia circular, em prol de um bem maior, ao dar oportunidade a todos os consumidores, de reciclarem e depositarem as suas cápsulas usadas, em locais adequados.

6,2
HABITANTES
MILHÕES
174
MUNICÍPIOS
169
INSTALAÇÕES
3,2
RESÍDUOS TRATADOS E VALORIZADOS
MILHÕES TONELADAS
386
RESÍDUOS RECICLADOS
MIL TONELADAS
40
CORRETIVOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS
MIL TONELADAS
378
ENERGIA EXPORTADA
GWH/ANO
RECYCLE BINGO O JOGO QUE DÁ PRÉMIOS A QUEM RECICLA
Ecopontos e Ecocentros Reciclar Sempre, Tudo e em Todo o Lado
6,2 Milhões
Habitantes abrangidos