Para a EGF e para o Grupo Mota-Engil, a sustentabilidade é o conceito que sustenta, numa perspetiva de excelência organizacional, os princípios económicos, sociais e ambientais que uma empresa deve seguir.
Triagem de Materiais Recicláveis

UNIDADES DE TRIAGEM

As unidades de triagem são instalações com vários equipamentos que têm como função assegurar a separação mecânica e manual de todos os materiais recebidos e que foram recolhidos seletivamente junto da população.

 

Depois do cidadão separar, há que retirar o que por algum motivo não pode ser reciclado e separar por tipo de material, no caso das embalagens do ecoponto amarelo, pois não são todos reciclados da mesma forma.

 

Separar por vários tipos de material, permite encaminhar os vários materiais para a indústria da reciclagem com os requisitos de qualidade necessários. Desta forma, os materiais recicláveis separados pela população e colocados nos ecopontos (ou recolhidos por outros sistemas) podem ser transformados no futuro em novos produtos.

 

O Grupo EGF dispõe de 19 centros de triagem de embalagens, de norte a sul do país, com diferentes dimensões e capacidades, que asseguram esta tarefa minuciosa com qualidade e rigor. Em 2023, foram tratadas 380 mil toneladas de papel, vidro, plástico e metal, devidamente encaminhadas para reciclagem, poupando recursos ao país e ao planeta.

 

RECOLHA SELETIVA DE EMBALAGENS

A EGF é ainda responsável pela recolha seletiva de embalagens em 174 municípios de Portugal, através das suas 11 Concessionárias. Este serviço, essencial ao funcionamento dos centros de triagem, é um serviço de proximidade com as populações e pode ser feito de várias formas, de acordo com cada área geográfica e cada grupo-alvo: recolha por ecopontos, porta-a-porta, com ilhas ecológicas. Os materiais recicláveis são também recebidos através de entregas voluntárias.

 

Para o efeito, dispõe de mais de 368.000 contentores para recolha seletiva em todo o seu território e mantém uma frota de 413 viaturas de recolha. Este serviço é assegurado com o recurso a sistemas de informação geográfica e às mais recentes metodologias, com o objetivo de otimizar rotas e percursos, monitorizar graus de enchimento dos contentores e garantir níveis de eficiência elevados.

 

A EGF também dispõe de 94 ecocentros, utilizados para deposição seletiva e recolhas específicas de resíduos indiferenciados e resíduos orgânicos. A recolha seletiva de embalagens é uma condição necessária ao funcionamento das instalações, que exige bastante trabalho e planeamento e que é assegurada por todas as empresas do Universo EGF.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Associada às operações de recolha e tratamento de resíduos, existe outra atividade fundamental - a educação ambiental. A colaboração do cidadão tem de ser garantida para que seja possível recolher e reciclar embalagens, é este o primeiro passo a assegurar para que os resíduos se transformem em produtos e voltem a circular na economia.

Algar - Centro de Triagem do Barlavento
Algar - Centro de Triagem do Sotavento
Amarsul - Centro de Triagem do Seixal
Ersuc - Centro de Triagem de Aveiro
Ersuc - Centro de Triagem de Coimbra
Resiestrela - Centro de Triagem do Fundão
Resinorte - Centro de Triagem de Boticas
Resinorte - Centro de Triagem de Celorico de Basto
Resinorte - Centro de Triagem de Lamego
Resinorte - Centro de Triagem de Riba de Ave
Resulima - Centro de Triagem de Viana do Castelo
Suldouro - Centro de Triagem de Sermonde
Valnor - Centro de Triagem de Avis
Valorlis - Centro de Triagem de Leiria
Valorminho - Centro de Triagem Valença
Valorsul - Centro de Triagem de Lisboa
Valorsul - Centro de Triagem do Oeste