NOTÍCIAS
16 DE JULHO, 2024

VALNOR Investe 340.000 Euros

Renovação da Frota de Viaturas de Recolha nos Polos de Avis e Castelo Branco

 

A Valnor, responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos Sólidos Urbanos produzidos nos municípios de Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão, anunciou um significativo investimento de 340.000 euros na substituição da sua frota de viaturas de recolha.

 

Este investimento abrange os polos de Avis e Castelo Branco e contempla:

  • 2 viaturas de recolha porta-a-porta de vidro: uma destinada ao polo de Avis e outra ao polo de Castelo Branco.
  • 1 viatura de recolha porta-a-porta de papel/cartão: destinada exclusivamente ao polo de Castelo Branco.

 

Cada uma destas viaturas, equipadas com chassis e caixa especializados, teve um custo unitário aproximado de 85.000 euros. A VALNOR tem previsão de entrega da quarta e última viatura até o final de julho, também dedicada à recolha porta-a-porta de papel/cartão no polo de Castelo Branco, mantendo o padrão de investimento estabelecido.

 

Esta iniciativa reforça o compromisso da VALNOR com a sustentabilidade ambiental e melhora significativamente os serviços de recolha e gestão de resíduos nos municípios acima mencionados.

 

Informações: Marta Alçada |Telemóvel: 939598010 | E-mail: marta.alcada@resiestrela.pt

16 DE JULHO, 2024

RESIESTRELA inicia processamento de biorresíduos,

com nova linha financiada pelo POSEUR

 

A Resiestrela requalificou e ampliou a instalação de tratamento mecânico e biológico (TMB) localizada no Centro de Tratamento e Valorização de Resíduos Urbanos, com um investimento de cerca de 1.000.000 euros, financiado em 85%. Este investimento resultou de uma candidatura aprovada pelo POSEUR que teve como objetivo a instalação de uma linha dedicada para o processamento de biorresíduos provenientes de recolha seletiva numa infraestrutura de TMB de resíduos urbanos, com o objetivo de compatibilizar essa instalação com o fluxo crescente de resíduos urbanos recolhidos seletivamente.

 

Com a concretização desta operação, foi criada uma linha de biorresíduos com a respetiva zona de receção, e alterado o sistema de comando e controlo operacional.

 

A nova linha já se encontra em funcionamento, estando a receber biorresíduos que foram recolhidos seletivamente e entregues por alguns dos Municípios pertencentes ao Sistema Multimunicipal, estando os mesmos a ser devidamente processados.

 

 

Sobre a Resiestrela:

A Resiestrela tem como missão gerir o Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Seletiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira, adotando soluções adequadas de tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e do país e para a maximização do bem-estar humano, através da criação de valor e respeitando sempre as exigências legais instituídas para a sua área de atividade.

Valorizar a qualidade de vida das pessoas, assegurando que os resíduos produzidos são utilizados como recursos ou encaminhados para o destino mais adequado, o que permitirá, num futuro que estamos a construir, garantir uma melhoria da qualidade de vida para as populações vindouras

 

 

Para mais informação:

Resiestrela - Marta Alçada | Telemóvel: 939 598 010 | E-mail: marta.alcada@resiestrela.pt

02 DE JULHO, 2024

Candidaturas abertas! VALORSUL junta-se à consultora Innovation by Kaizen para lançar os prémios de inovação 2024. Destinado à academia, a start-ups e empresas do setor, nesta primeira edição a Valorsul pretende investir 150 mil euros nos projetos mais inovadores.

 

A Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos da zona de Lisboa e região Oeste, dá forma aos seus valores de inovação e eficiência, em parceria com a consultora Innovation by Kaizen, ao lançar um programa de inovação aberta que conecta a Valorsul à academia, start-ups e empresas do setor. O objetivo é promover um acelerador de projetos e tecnologias de última geração para transformar o negócio da Valorsul e impulsionar o setor de Gestão de Resíduos em Portugal. Nesta primeira edição, a Valorsul pretende investir 150 mil euros nas soluções mais inovadoras.   

 

Com o nome “Open Innovation Valorsul 2024”, o programa destina-se à academia, start-ups e empresas do setor, nacionais e internacionais, que poderão candidatar-se a 3 categorias:

Desafio 1 - Novas soluções digitais e de IA na gestão de resíduos;

Desafio 2 - Triagem de embalagens de nova geração

Desafio 3 - Maximizar o potencial das escórias de incineração

 

Este primeiro projeto acelerador da Valorsul compreende um calendário de inovação de 3 meses. As candidaturas arrancam hoje, dia 19 de junho, e estendem-se até dia 15 de agosto, às 24h00. A fase de seleção terá lugar até 13 de setembro, dia em que serão divulgados os projetos que passarão à fase de pitch, que decorrerá nos dias 25 e/ou 26 de setembro.

 

Os vencedores terão a oportunidade de co-desenvolver projetos-piloto e testar as suas soluções nas operações industriais da Valorsul, obtendo validação e acesso a valiosos conhecimentos empresariais e de sustentabilidade. Além da oportunidade de desenvolver as suas soluções em teste piloto com financiamento da Valorsul, os vencedores receberão ainda um prémio de 3.000 €.

 

“A Valorsul sempre se pautou por ser a empresa de referência no setor e queremos continuar a sê-lo. Sempre incorporou a inovação e as últimas tecnologias na sua operação, pelo que queremos continuar este caminho e liderar a gestão de resíduos urbanos em Portugal. Estamos expectantes que o Open Innovation Valorsul 2024 trará grandes novidades na área, novos projetos e mais inovação, para continuarmos a prestar um serviço de excelência aos nossos parceiros e à população dos 19 municípios que servimos”, refere Marta Neves, CEO da Valorsul.

 

Ao participarem no concurso, os candidatos trabalharão lado a lado com profissionais da área, com apoio e partilha de boas práticas, e beneficiarão também de maior visibilidade da marca no setor ao nível nacional e internacional.

 

Mais informações sobre o programa em https://www.valorsul.pt/open-innovation-2024-pt/

6,2
HABITANTES
MILHÕES
174
MUNICÍPIOS
169
INSTALAÇÕES
3,2
RESÍDUOS TRATADOS E VALORIZADOS
MILHÕES TONELADAS
386
RESÍDUOS RECICLADOS
MIL TONELADAS
40
CORRETIVOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS
MIL TONELADAS
378
ENERGIA EXPORTADA
GWH/ANO
RECYCLE BINGO O JOGO QUE DÁ PRÉMIOS A QUEM RECICLA
Ecopontos e Ecocentros Reciclar Sempre, Tudo e em Todo o Lado
6,2 Milhões
Habitantes abrangidos