Impactados 96 mil alunos da Península de Setúbal
A 7ª edição do Programa Ecovalor, promovido pela Amarsul, regista um marco importante em termos de participação, com a adesão de 182 estabelecimentos de ensino, impactando diretamente mais de 96 mil alunos da Península de Setúbal.
No ano letivo 2023/24, o Programa contabilizou a recolha de 490 toneladas de resíduos recicláveis, das quais 141 toneladas foram de embalagens plásticas e metálicas, 254 toneladas de papel/cartão e 13 toneladas de vidro, representando um aumento de 194 toneladas em comparação com o ano anterior.
O Programa Ecovalor tem como principal objetivo promover as boas práticas ambientais, distinguindo as escolas que mais se destacam na separação de resíduos recicláveis através do concurso Recicla e Ganha nas categorias: Amarelo (plásticos e metais), Azul (papel/cartão) e Verde (vidro). Na edição mais recente, o Top 3 das escolas foi composto pela Egas Moniz - Cooperativa de Ensino, CRL (Almada), EB 2,3 Qta. Nova da Telha (Barreiro) e EB Santa Marta do Pinhal (Seixal).
O esforço e o compromisso de alunos, professores, auxiliares e famílias, resultaram na atribuição de mais de 11.000€ em prémios às escolas participantes, reconhecendo o seu empenho em prol de um ambiente mais sustentável.
Com a adesão, o Programa Ecovalor oferece aos estabelecimentos de ensino inscritos, equipamentos de recolha seletiva, como ecobags para uso interno, contentores de 120 litros e sacos para as áreas exteriores. Além disso, o programa inclui ações de formação ambiental gratuitas, abordando temas como reciclagem, gestão de resíduos e os processos de tratamento e reaproveitamento de materiais recicláveis.
Com o Programa Ecovalor, a Amarsul assegura que todos os resíduos recolhidos, são reintegrados no ciclo produtivo como matéria-prima, ao mesmo tempo que reconhece e premia o desempenho ambiental das escolas, incentivando um futuro mais sustentável para toda a comunidade educativa.