PROGRAMA ECOVALOR | Oferta exclusiva para a comunidade escolar

 

O programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino em todo o país, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas.

 

Com a suspensão das atividades presenciais nas escolas, muitas das ações agendadas foram desmarcadas, mas continuamos ONLINE, porque o Ecovalor agora também é digital!

 

NOVIDADE | AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO ONLINE

 

Agora já pode agendar uma ação de sensibilização online - as aulas continuaram e o Ecovalor adaptou-se aos novos tempos.

 

As ações de sensibilização ambiental estão adaptadas aos vários níveis de ensino e a grupos de adultos em organizações, e tratam o tema dos resíduos urbanos, nomeadamente as regras da reciclagem, as boas práticas na gestão de resíduos e/ou a forma como se recolhem e tratam os resíduos urbanos em cada região.

 


Estas ações são gratuitas, mas necessitam de marcação prévia e estão sujeitas à disponibilidade da concessionária da área de influência de cada escola/organização.

 

Marcação da ação

 

Enviar um email para ecovalor@egf.pt com a solicitação da ação, com as seguintes informações:

 

1. Nome da escola

2. Local (freguesia/concelho)

3. Ano letivo a que se destina a ação ou identificação do grupo (se for uma organização)

4. Número de participantes

5. Plataforma utilizada pela escola/organização e eventuais condicionantes;

6. Contacto para agendamento (nome e telefone/telemóvel).

 

Após a receção do pedido, será contactado pela concessionária da sua zona para confirmação dos dados e para definir o agendamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Informações importantes

1. A realização da ação está condicionada à plataforma utilizada pela escola/organização. Em alternativa, poderão ser sugeridas outras formas de interação, nomeadamente com vídeos e questionários de aferição personalizados enviados ao professor.

 

2. É obrigatória e presença do professor/organizador na ação na sessão agendada, tal como já acontece nas ações de sensibilização presenciais;

 

3. Toda a logística será avaliada pelo(a) técnico(a) da concessionária aquando do contacto, que avaliará as condições para a realização da mesma;

 

4. Todos os contactos provenientes de zonas que não são servidas por concessionárias EGF serão avaliados caso a caso, uma vez que estas ações se destinam a todas as escolas/organizações das zonas servidas pela EGF.

 

CONCURSO SEPARA E GANHA!

 

Este concurso destina-se a todos os estabelecimentos de ensino e tem como objetivo premiar as escolas que reciclam as suas embalagens usadas.

 

Por cada saco de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida entregue, a escola receberá 0,50€, e as melhores escolas de cada município serão recompensadas em maior valor.

 

Em algumas zonas do país esta dinâmica já foi estendida ao papel e cartão, com prémios às escolas que também separam este material.

 

Esta iniciativa com escala nacional inclui todo um apoio logístico (suportes para sacos, sacos e recolha seletiva), acrescido de ações de sensibilização presenciais a realizar por monitores de ação ambiental.

 

QUERO PARTICIPAR DO PROGRAMA. O QUE DEVO FAZER?

 

Nesta fase de pandemia, todas as ações de sensibilização ambiental foram canceladas e o concurso separa e ganha fechou as contas para apuramento dos prémios com os números em cada zona quando terminaram nas datas comunicadas por cada uma das concessionárias.

 

Mas quando o ano letivo recomeçar... tudo volta a funcionar!

 

Para garantir a participação no Ecovalor, é necessário um contacto direto com a concessionária da EGF responsável pela recolha seletiva no seu município (veja AQUI os contactos), ou então enviar uma solicitação direta para o seguinte e-mail: ecovalor@egf.pt

 

Na solicitação deverá indicar qual o seu email, zona do país onde se encontra (freguesia e concelho), e o nome da escola.

 

Após este contacto por email, será contactado pela concessionária da sua zona e será articulada a logística para um regresso em pleno e de volta às boas práticas ambientais.


Esta iniciativa está apenas disponível nos 174 municípios que são servidos por Concessionárias EGF.

 

ESCOLAS VENCEDORAS 2020

 

Foram 1.136 os estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor em 2020 – o programa de educação ambiental dedicado em exclusivo à comunidade escolar e disponível em cerca de 60% do território nacional. Foram mais de 331.000 alunos, professores e auxiliares que, apesar da pandemia, implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos e reciclaram 2.560 toneladas de embalagens, superando os valores de 2019.

 

Todas estas escolas encaminharam para reciclar 1.442 toneladas de papel e cartão, 849 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida e 269 toneladas de vidro. O material separado pelos alunos foi encaminhado para reciclar e cada escola recebe o seu prémio em função da quantidade reciclada, num total de 139.250 euros.

 

TOP + | Campeões Nacionais

 

Ao nível nacional, há a destacar a Escola do Ensino Básico de Moledo - Lourinhã, em primeiro lugar com 25 toneladas, seguida do Centro Infantil do Hospital de Faro (23 toneladas) e da Escola EB1/JI da Conceição de Faro (22 toneladas). Estas foram as escolas vencedoras da 19.ª edição do programa, que já se encontra em preparação para o ano letivo de 2021-2022.

 

TOP+ | Campeões Regionais

 

Cada concessionária distingue ainda as escolas que mais reciclam em cada região.