A EGF desenvolveu um projeto piloto em 2018 que permitiu testar se a atruibuição de benefícios económicos ao cidadão o faziam separar com regularidade as suas embalagens usadas. Para o efeito foi criada  uma rede nacional de “ecopontos especiais” com benefícios económicos para os Portugueses, apresentada a 2 de agosto e que contou com a participação do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins. A campanha Reciclar Vale Mais decorreu de norte a sul do país, durante 2 meses em 15 lojas do Pingo Doce.

 

Esta iniciativa pioneira em Portugal decorreu no âmbito do programa nacional de inovação social da EGF, em que sete das suas concessionárias (Amarsul, Ersuc, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho) desenvolveram esta ação com o cofinanciamento do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

 

A campanha Reciclar Vale Mais pretendeu sensibilizar a população para a separação de resíduos e, em simultâneo, alertar para o benefício imediato de colocar as embalagens usadas no ecoponto, demonstrando que a reciclagem tem valor ao devolver ao cidadão uma parte para poder descontar nas suas compras em lojas Pingo Doce. Desta forma, também se procura garantir que as metas nacionais são alcançadas e que as embalagens usadas são entregues nas empresas responsáveis pela sua gestão e tratamento.

 

Esta campanha piloto esteve presente em 15 lojas do Pingo Doce ao longo do país, que apoiou esta iniciativa cedendo espaço nos parques de estacionamento dos seus estabelecimentos. Durante dois meses foi oferecido dinheiro em cartão Poupa Mais em troca de embalagens usadas entregues num destes pontos de recolha. A campanha esteve disponível nas lojas de Quinta do Conde, Barreiro e Alcochete, Porto de Mós, Batalha, Águeda, Aveiro, Vila Nova de Gaia (Coimbrões), Santa Maria da Feira, Fafe, Vizela, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo (Portuzelo), Monção (Gandra) e Vila Nova de Cerveira (Lugar de Faias).

 

Como funcionou?

Por cada saco de embalagens usadas entregues no ponto de recolha localizado no estacionamento das lojas Pingo Doce aderentes, o cidadão recebeu dinheiro no seu Cartão Poupa Mais, que pôde descontar imediatamente nas suas compras. Por cada saco de 30 litros cheio de embalagens usadas recebeu 0,10€ e por cada saco de 50 litros recebeu 0,15€.

 

Lojas Pingo Doce aderentes

Entre 19 de julho e 19 de setembro, a campanha esteve ativa na loja de Quinta do Conde. Entre 2 de agosto e 2 de outubro, o projeto estendeu-se às lojas de Águeda, Alcochete, Arcos de Valdevez, Aveiro Hiper, Barreiro Hiper, Batalha, Coimbrões, Fafe, Monção, Porto de Mós, Santa Maria da Feira, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Vizela.

 

Sobre o projeto piloto

Foram 7 as Concessionárias da EGF que viram aprovada a candidatura ao POSEUR denominada Ecoponto com Desconto: AMARSUL, ERSUC, RESINORTE, RESULIMA, SULDOURO, VALORLIS e VALORMINHO, e que testaram durante 2 meses se o incentivo económico, aliado ao incentivo ambiental, faz aumentar substancialmente a entrega de embalagens usadas para reciclar. Durante estes dois meses, os resultados foram monitorizados com o objetivo de avaliar a metodologia e decidir eventuais ampliações e projetos futuros.

Esta iniciativa faz parte de uma estratégia de comunicação ambiental em fase de implementação em todas as concessionárias da EGF, que alia a inovação social e o foco nos resultados, numa metodologia de Grupo que otimiza recursos e potencia valor.

 

Resultados

Para além de ficar comprovada a relação entre o benefício económico atribuído diretamente ao cidadão, também foram testadas abordagens e a relação custo/benefício, ou seja, antecipar variáveis numa possível expansão de larga escala.

 

Durante 2 meses, foi possível alcançar números impressionantes:

  • 6,84 milhões de população abrangida;
  • 2,09 milhões de contactos diretos;
  • 78 notícias publicadas;
  • 309 sacos entregues;
  • 3,134 clientes.